Visitantes

domingo, 13 de setembro de 2015

Mais Democracia Direta!!!



            

              Creio que a crise política que estamos enfrentando é a da democracia representativa. Neste sentido é fundamental fortalecer a DEMOCRACIA DIRETA. A melhoria da qualidade de vida nos nossos bairros, cidades, estados, país e no mundo passa necessariamente pela maior participação de nós cidadãos na discussão e proposição de soluções para os problemas que enfrentamos no nosso dia-a-dia.
            Se a população não exerce a sua cidadania as autoridades eleitas e escolhidas para gerir a máquina pública não se movem, ou seja, permanecem inertes até o momento de sair novamente às ruas para angariar votos para sua próxima eleição.
            Estamos a pouco mais de 1 ano das eleições municipais e as cartas já começam a ser colocadas na mesa. Algumas obras e medidas que deveriam ser feitas no decorrer dos últimos 3 anos começarão a ser feitas a toque de caixa. A velha desculpa de que não há dinheiro cai por terra. Tudo para mostrar serviço antes de outubro de 2016.
            Não se deve falar de política apenas nas vésperas das eleições. Não se deve deixar as autoridades eleitas e escolhidas para gerir a máquina pública encasteladas em seus gabinetes ou nos seus carros com vidro fumê e ar condicionado. Muitas autoridades se comportam como se fossem “estrelas de cinema”, chegam a um local distribuindo sorrisos, abraços e beijos e muitas vezes se esquecem que na realidade são servidores da população, eleitos ou conduzidos aos cargos que ocupam para tornar a nossa vida em comunidade melhor. Necessitamos muito dessas pessoas para a gestão das nossas cidades, mas não podemos nos esquecer que nós, a população, somos as engrenagens que movem a grande máquina pública com nosso trabalho, com os impostos que pagamos, com os produtos e serviços que consumimos.
            Exercer a cidadania é cobrar das autoridades em todo lugar em que se encontrem a solução dos problemas que nos afligem. Trata-se de lembrar sempre aos prefeitos, aos vereadores, aos secretários quais são as tarefas que assumiram com a eleição ou nomeação.
            Se pudermos dedicar 2 horas por semana para refletir sobre os problemas dos nossos bairros e cidade, ou seja, exercermos a nossa cidadania estaremos dando uma grande contribuição para nossa vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha o formulário: