Visitantes

sábado, 8 de outubro de 2011

Marcelo Freixo (PSOL) muda discurso em relação às UPP's


Comentário: Olha que daqui a pouco ele elogia o BOPE...

 Do blog Fatos Sociais, de Theófilo Rodrigues


De olho em 2012, Marcelo Freixo (PSOL) agora defende UPPs.


Quanto mais se aproxima a eleição municipal de 2012 mais os partidos políticos se movimentam. Mas não são apenas os partidos políticos que entram numa nova dinâmica. O mesmo acontece com os discursos dos candidatos.

 A recente crise no Complexo do Alemão, demonstrando que a comunidade está longe de ser pacificada, levou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) a apoiar o pedido dos moradores para que uma Unidade de Polícia Pacificadora 
chegue logo na área. 

O pedido de Freixo para que uma UPP seja implementada no Complexo do Alemão destoa do antigo discurso do deputado, conhecido crítico do projeto de segurança pública do governo do estado.
A mudança no discurso pode ser resultado das recentes pesquisas que mostram o alto grau de aprovação das UPPs no Rio de Janeiro. Pesquisa do IBPS mostra que nos locais com UPPs a aprovação é de 92% enquanto nos locais onde o projeto ainda não foi implementado é de 77%. Já uma pesquisa feita pela FGV no mês passado mostra que no morro do Cantagalo a aprovação é de 71%.
Freixo parece mesmo estar com grande disposição para enfrentar a poderosa - mas não invencível - máquina de Eduardo Paes. No dia 17 de setembro o colunista do jornal O Globo, Jorge Bastos Moreno, lançou uma nota em sua coluna semanal afirmando que, segundo o presidente do Ibope, no Rio de Janeiro não haverá eleição, pois a reeleição de Eduardo Paes já estaria consolidada. A notícia não agradou Freixo que enviou a resposta para Moreno alguns dias depois: “Querido Moreno, me passa o telefone do Montenegro, quero me apresentar e garantir que haverá eleição no Rio”, afirmou o deputado do PSOL de forma irônica em seu twitter.
Outra surpresa na pré-campanha de Freixo tem sido a tentativa de buscar alianças à direita do espectro político. Na última semana uma conversa entre o deputado e Fernando Gabeira (PV) sobre uma possível aliança em 2012 desagradou muitos militantes do PSOL. Afinal de contas, Gabeira foi o candidato do PSDB e do DEM em 2010 no Rio de Janeiro. Caso esta aliança se concretize outros partidos como PCB e PSTU provavelmente não rumarão juntos com o PSOL.
Mas se Freixo busca alinhar o seu discurso à direita, Eduardo Paes parece querer fazer o caminho inverso. Na dinâmica política já garantiu que o seu vice virá do PT, provavelmente o vereador Adilson Pires. Já no discurso, começa a fazer sinalizações simbólicas como a inauguração de uma nova ciclovia na Urca chamada Stuart Angel, em homenagem ao guerrilheiro morto pela ditadura civil-militar no Brasil.
Muito provavelmente o fim desta jornada em outubro de 2012 será com os dois candidatos se encontrando no centro da cidade. Ou melhor, no centro do espectro político da cidade.

3 comentários:

  1. Na verdade não há nenhuma mudança de opinião ou postura, essa foto foi uma das várias documentações que foram feitas pela Comissão de Direitos Humanos da Alerj, presidida por Freixo, em relação a protestos dos moradores do Alemão contra a ocupação militar. O Freixo publicou essa foto em uma matéria com o título "Com a UPP seria diferente?", matéria na qual mantém as mesmas críticas de sempre. Dado os fatos, você foi tendencioso e leviano.

    ResponderExcluir
  2. A mudança é evidente. Ele tenta concorrer com Paes (que deverá tentar a reeleição) e agora é a favor das UPPs, o cartaz e a foto são insofismáveis. Quando eu digo que ele aproveita cada marola pra surfar ...

    ResponderExcluir
  3. Essa porcaria de blog até parece a Rede Globo, tendencioso e mentiroso, usando imagens reais para criar "notícias". Qual é o interesse, aumentar os acessos do blog?? Como jpaccioly comenta acima: " O Freixo publicou essa foto em uma matéria com o título "Com a UPP seria diferente?", matéria na qual mantém as mesmas críticas de sempre. Dado os fatos, você foi tendencioso e leviano.". Concordo plenamente.

    ResponderExcluir

Preencha o formulário: