Visitantes

terça-feira, 26 de abril de 2011

Aquecimento Global: O que você tem a ver com isso? (Parte VIII)



Se você reduzir o consumo de energia na sua casa, além de economia no seu bolso você também proteje o meio ambiente. A energia elétrica que chega até nossas casas, aqui no noroeste fluminense, provém majoritariamente de usinas hidrelétricas. Apesar de ser uma fonte renovável de energia a hidreletricidade também causa impactos ambientais. A área inundada para a represa da hidrelétrica desloca comunidades, acaba com o habitat de várias espécies de animais e a decomposição da matéria orgânica submersa emite grandes quantidades de gás carbônico e metano. Portanto, quando economizamos energia no noroeste fluminense estamos contribuindo para a mitigação do aquecimento global. O Balanço Energético Nacional de 2010 indica que o consumo final de energia do setor residencial é de 11,2% do total ofertado no Brasil. Da energia consumida no Brasil pelas residências a eletricidade responde por 37,4%.
Como economizar energia elétrica em nossas casas? Vamos a algumas dicas: (i) a ILUMINAÇÃO é responsável por 20% do total de sua conta de energia elétrica. Utilize lâmpadas fluorescentes compactas, elas chegam a economizar até 60% de energia e duram até 8 vezes mais; (ii) o REFRIGERADOR consome cerca de 30% de energia numa casa. Economize instalando a geladeira em local ventilado, longe de áreas expostas ao sol ou calor. Se sua geladeira tem mais de 15 anos troque-a por um modelo novo, com isso você economizará aproximadamente R$ 20,00/mês; (iii) junte a maior quantidade de roupas e as passe de uma só vez, ligar o FERRO ELÉTRICO várias vezes ao dia significa desperdiçar energia elétrica; (iv) para suportar o calor da nossa região só mesmo com AR CONDIONADO. Saiba que esses aparelhos chegam a consumir 1/3 da energia elétrica numa residência. Escolha aparelhos com o selo PROCEL, faça a manutenção do aparelho periodicamente, limpe o filtro de ar, instale-o num local onde não bata sol e desligue-o sempre que se ausentar do ambiente; (v) o CHUVEIRO ELÉTRICO é responsável por 25% do consumo de eletricidade de sua casa. O uso do chuveiro na posição inverno implica num consumo até 40% maior de energia elétrica. Uma alternativa para um banho quente em Itaperuna e região é o uso de aquecedores solares, existem modelos de baixo custo que podem ser construídos com materiais como garrafas pet, caixas de leite longa vida e tubos de pvc; (vi) é importante também desligar os aparelhos das tomadas e não deixá-los na função “stand-by” - essas luzinhas vermelhas podem representar ao final de um ano um gasto de R$ 18,00; (vii) verificar as instalações elétricas também é fundamental, em sua sua casa podem estar ocorrendo as famigeradas “fugas” de energia elétrica decorrentes de emendas de condutores mal feitas, fios desencapados e mal dimensionados.
Essas medidas podem representar economia em nossos orçamentos domésticos e ajudam a evitar aquela caça às moedas de final de mês para comprar o pão e o leite nossos de cada dia.

Adriano Ferrarez, é professor de Física do IFF Campus Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha o formulário: